Atualizado em 10 de maio de 2021 |
Publicado originalmente em 10 de maio de 2021
A
prender os sinais e agir cedo são ações muito importantes para o diagnóstico precoce de doenças raras – entre elas, a atrofia muscular espinhal (AME).
Conforme os meses passam, os pequenos devem se mostrar cada vez mais capazes de executar diferentes movimentos, que demonstram que a sua musculatura está se fortalecendo conforme o esperado. Essas habilidades costumam apresentar um certo padrão de acordo com a idade, dessa forma, é importante acompanhar atentamente a cada etapa e, caso a criança deixe de atender a algum passo, é necessário consultar um profissional médico. Isso porque o fato pode indicar que há alguma questão com o neurodesenvolvimento da criança.
Entre os quatro e seis meses de idade: é hora de deitar e rolar!
Entre os quatro e seis meses de idade o bebê deve adquirir a habilidade de deitar e rolar. O movimento consiste na capacidade de rolar de barriga para cima quando está de bruços e vice-versa. Esse é o chamado “rolar completo” e é relevante para que as crianças trabalhem o desenvolvimento motor². Isso porque, ao desenvolverem essa habilidade, além de significar que conquistaram mais autonomia, o que pode preocupar um pouco mais os pais, também indica que o bebê está fortalecendo a musculatura dorsal, fundamental para que eles avancem e passem a engatinhar e a andar no futuro, além de poderem ainda executar outros movimentos mais complexos como correr e pular.
Crianças que estão com o desenvolvimento comprometido, podem apresentar fraqueza muscular em ambos os lados do corpo, gerando dificuldade na execução desse movimento. É possível estimular o bebê posicionando brinquedos ao seu redor, para que ele os alcance ou chute com os pés. Você pode também deixar os objetos levemente fora do alcance para que ele tente pegá-los².
Zeca vai deitar e rolar
Preocupada em fornecer informação com credibilidade sobre o desenvolvimento do bebê para pais e mães, é que a Biogen criou a campanha O Raro Também Pode Acontecer. O carro-chefe da ação consiste na série de flipbooks intitulada “Histórias para se viver”. Os livros trazem histórias educativas que ajudam as famílias a monitorarem os marcos motores, por meio de um universo lúdico, cheio de imaginação e que auxilia os pais a criarem um momento de acolhimento e especial com os seus pequenos.
Cada uma das histórias apresenta um personagem que ilustra esse caminho e mostra o que devemos esperar dos pequenos e a que momento. Na história “Zeca Vai Deitar e Rolar” conhecemos um bebê muito curioso que adora rolar de um lado para o outro e imaginar grandes defesas no campo de futebol.
Lembre-se de estar sempre atento à habilidade do bebê de deitar e rolar e a outros marcos motores de desenvolvimento. Se algum deles não ocorrer no período esperado, é importante conversar com um profissional médico. O Raro Também Pode Acontecer e seus instintos são grandes aliados para garantir o máximo de qualidade de vida para o(a) seu(sua) filho(a).
Em dúvida sobre algum termo desta matéria? Confira o glossário.
Referências:
1. Lunn MR, Wang CH. Spinal muscular atrophy. Lancet. 2008; 371 (9630):2120-33
2."Aprenda os sinais. Aja cedo". Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, 2017.
Esse conteúdo faz parte da campanha ‘O raro também pode acontecer’. Veja os artigos abaixo para conhecer mais sobre a campanha
Você conhece marcos de desenvolvimento? As brincadeiras, aprendizado, fala e movimento dos pequenos revelam aspectos cruciais de seu crescimento.
Conheça os principais movimentos e etapas da primeira infância! Observe e identifique possíveis dificuldades e busque apoio profissional caso necessário
Alguns bebês chegam com pouca resistência muscular, mostrando-se mais "molinhos". Com o tempo, podem não atingir marcos motores esperados.