Atualizado em 10 de maio de 2021 |
Publicado originalmente em 10 de maio de 2021
A
atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença rara e genética. Ela causa a disfunção e morte de neurônios motores inferiores, que controlam os músculos responsáveis por atividades como respirar, alimentar-se e andar¹.
Ao longo dos meses, os pequenos devem atingir certos marcos motores, que indicam que o seu desenvolvimento está ocorrendo dentro do esperado. Embora a demora em atingir tais marcos não necessariamente signifique que algo está errado, é essencial acompanhar e avisar seu profissional de saúde caso algo fora do esperado ocorra.
Quando o bebê aprende a se sentar sozinho?
Entre os seis e os nove meses de vida é esperado que os pequenos aprendam a se sentar, o que demonstra que estão aprimorando o equilíbrio. Trata-se da capacidade de sentar-se sozinho e se manter assim sem precisar de qualquer tipo de apoio. Crianças com problemas no desenvolvimento motor apresentam pouca capacidade de controlar os músculos, seja ficando "mole" ou rígida demais, com excesso de contração muscular². Por isso, elas têm dificuldade para se sentar mesmo com ajuda.
Existem maneiras de estimular o bebê para ajudá-lo a atingir esse marco motor. Você pode, por exemplo, segurá-lo enquanto ele está sentado, ou mesmo apoiá-lo com travesseiros ou almofadas. Enquanto isso, dê brinquedos para que observe ou manipule enquanto se senta e mantém o equilíbrio². Nesse momento, é importante estimular qualquer movimento que possa fortalecer, aos poucos, a musculatura do abdômen e das costas do bebê.
A violoncelista no trem
A campanha O Raro Também Pode Acontecer; tem como objetivo conscientizar pais, médicos e pacientes sobre a AME. Para munir essas pessoas com informações relevantes sobre os marcos motores de forma cativante é que se criou a série “Histórias para se viver”. Trata-se de uma coleção de livros educativos que ajudam os pais a monitorar os marcos motores dos pequenos, por meio de um universo lúdico e cheio de imaginação.
Cada uma das histórias apresenta um personagem que ilustra esse caminho e mostra o que devemos esperar dos pequenos. Em “A Violoncelista no trem”, conhecemos Sara, que junto do estímulo da música está aprendendo a sentar-se sem apoio.
Em dúvida sobre algum termo desta matéria? Confira o glossário.
Referências:
1. Lunn MR, Wang CH. Spinal muscular atrophy. Lancet. 2008; 371 (9630):2120-33
2. "Aprenda os sinais. Aja cedo". Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, 2017.
Esse conteúdo faz parte da campanha ‘O raro também pode acontecer’. Veja os artigos abaixo para conhecer mais sobre a campanha
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