Atrofia muscular espinhal requer cuidados multidisciplinares para uma melhor qualidade de vida. Conheça boas práticas!
Mergulhe na história de Mayanna Adams, jovem agrônoma, recém casada que conta como é sua jornada com a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 3
Atleta paralímpico fez da bocha uma porta para um futuro de possibilidades mais igualitárias e melhor qualidade de vida
Conheça a história de Gabriel Machado (Machadinho), um jovem influenciador do mundo dos games que vive com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 2. A apresentação fica por conta da jornalista Michelle Loreto.
Conheça Duda, uma jovem de 19 anos que estuda gestão financeira e recebeu o diagnóstico de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 3 aos 2 anos. A apresentação fica por conta da jornalista Michelle Loreto.
Mergulhe na inspiradora história de Fernando Silveira Lemos, um gerente bancário que vive com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 3. Em seu bate-papo com a apresentadora Michelle Loreto, Fernando ilustra o poder da determinação, do apoio familiar e da resiliência.
Videocast traz histórias reais e emocionantes de jovens e adultos que vivem com AME. A apresentação é da jornalista Michelle Loreto.
O trabalho remunerado não só proporciona autonomia financeira para pessoas com AME tipo 3, mas também contribui para o bem-estar psicológico, autoestima e confiança. Saiba mais.
Falta de inclusão repercute não só no paciente, mas em toda comunidade a sua volta – é papel de todos atuar para mitigar esse impacto. Veja como.
O cuidado vai além da saúde física, já que a doença também pode comprometer o bem-estar emocional do paciente e até da sua rede de apoio. Saiba como reconhecer e como ajudar.
Preservar a capacidade de tomar decisões acerca de sua própria vida faz bem para saúde. Saiba mais.
Mesmo afetando a qualidade de vida do indivíduo com a doença e da sua família, a AME não é uma sentença
Cada caso é um caso. Fatores, como motivação, estado psicológico e condições de avaliação impactam de forma importante na avaliação do quadro clínico do paciente com AME
Nos últimos anos, novas terapias modificadoras do curso da doença buscam a estabilização ou regressão dos sintomas nos pacientes. Saiba mais!
O gerenciamento dos cuidados dos indivíduos com Atrofia Muscular Espinhal (AME) deve se basear no equilíbrio entre o lazer e as terapias multidisciplinares. Saiba mais!
Conhecer os protocolos de higienização é de suma importância para nos matermos saudáveis e enfrentarmos juntos este momento delicado. Confira o que a enfermeira Juliana Caires tem a nos dizer sobre a relevância da higienização no durante e pós pandemia.
É essencial o envolvimento de profissionais de fonoaudiologia com intuito de promover a capacidade de comunicação da pessoa com AME com o mundo ao seu redor. Confira!
Os familiares que auxiliam a pessoa com AME nas tarefas diárias fazem esforços físicos e lidam com uma carga psicológica e emocional. Eles também devem ser cuidados!
Pacientes com doenças raras como AME enfrentam dificuldades em um sistema público de saúde nacional, com dimensões imensas e realidades completamente diferentes
Atenção Primária desempenha papel estratégico na identificação precoce de todos os conjuntos de doenças, inclusive as neuromusculares como AME
Feita a identificação da AME, é o momento do encaminhamento do paciente ao cuidado multidisciplinar
Como estimular a cognição de uma pessoa com AME? Confira o que a fisioterapeuta Graziela Polido tem a nos dizer sobre a estimulação cognitiva na AME.
Diferentemente de quando acomete bebês e crianças, a atrofia muscular espinhal depois da infância tem impacto direto na autonomia dos indivíduos
Conheça as especialidades envolvidas nos cuidados da atrofia muscular espinhal e as diferenças de abordagem para a fase adulta
O Sistema Público de Saúde e os desafios para pessoas com Atrofia Muscular Espinhal (AME)
Maximizando mobilidade na Atrofia Muscular Espinhal: abordagem de cuidados motores para melhor qualidade de vida.
Saiba quais os cuidados gastrointestinais e nutricionais para pessoas com AME
Confira quais os cuidados respiratórios para pessoas com Atrofia Muscular Espinhal (AME)