Atualizado em 12 de agosto de 2020 |
Publicado originalmente em 12 de agosto de 2020
V
ocê certamente já notou a rapidez com a qual bebês e crianças aprendem e aprimoram novas habilidades, mas qual é a melhor maneira de acompanhar o desenvolvimento dos pequenos?
Observar de perto a conquista de cada marco motor (conjunto de habilidades de referência em cada fase da primeira infância) é fundamental para garantir que tudo esteja dentro do esperado em determinadas faixas de idade1. Caso o bebê ou criança apresente dificuldades, o não atingimento ou a perda dos marcos indicados para cada idade, é importante consultarmos um especialista, que pode investigar possíveis doenças, principalmente as neurológicas, como a Atrofia Muscular Espinhal (AME).
A campanha O Raro Também Pode Acontecer preparou a série “Histórias para se viver”, na qual reunimos livros educativos, que de forma lúdica e divertida ajudam os pais e familiares a ficarem atentos em alguns dos principais marcos no desenvolvimento dos pequenos. No livro “A Surfista Voadora”, a pequena Cora está aprendendo a ficar de pé apoiada em uma superfície. Suba na prancha para surfar essa onda!
Para ter acesso ao flipbook A Surfista Voadora, clique na imagem abaixo.
Ficar de pé apoiado em algo é um dos principais marcos motores que um bebê pode atingir². Este marco motor deve acontecer entre o nono mês e o primeiro ano de vida². Para ajudar as famílias nesse processo tão importante, nós preparamos uma atividade sensorial, inspirada na cartilha informativa “Aprenda os sinais. Aja Cedo”, da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, que você pode conferir no vídeo abaixo.
Em caso de suspeita que algo não está dentro do esperado, não é certeza de que seja um problema, mas é importante conversar com seu pediatra ou neuropediatra. Aprender os sinais e agir cedo são ações essenciais para o diagnóstico precoce. O Raro Também Pode Acontecer, e seus instintos são grandes aliados para garantir o máximo de qualidade de vida para os pequenos.
Conheça os outros flipbooks da coleção ‘Histórias para se Viver’:
Referências Bibliográficas:
1. WHO. Windows of achievement for six gross motor milestones. Development. 2006;2006.
2. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). Aprenda os Sinais. Aja cedo. 2019. Disponível em: https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf. Último acesso em maio de 2020.
Esse conteúdo faz parte da campanha ‘O raro também pode acontecer’. Veja os artigos abaixo para conhecer mais sobre a campanha
A movimentação do bebê reflete seu desenvolvimento: sentar, engatinhar e sustentar a cabeça compõem os marcos motores, indicando progresso¹.
Crianças ampliam habilidades diariamente. Monitorar progresso é vital para garantir alcance de marcos de desenvolvimento adequados a cada fase.
Nos primeiros meses, bebês exploram e aprendem habilidades, chamadas de marcos motores, que quando não alcançados podem sinalizar doenças neurológicas como AME.