Atualizado em 12 de agosto de 2020 |
Publicado originalmente em 12 de agosto de 2020
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ebês e crianças diariamente aumentam seu repertório de aprendizados. Acompanhar de perto esse desenvolvimento é importante para assegurar que estão atingindo as habilidades esperadas para cada faixa etária. Além disso, saber o que esperar nas fases é uma maneira de ligar o radar para possíveis dificuldades e doenças, principalmente neurológicas, como a rara Atrofia Muscular Espinhal (AME). Mas como fazer isso?
Uma das maneiras de monitorar o desenvolvimento dos pequenos é com base nos marcos motores. São eles uma série de etapas fáceis de ser reconhecidas, como levar objetos à boca e conseguir rolar, estabelecidas pelas organizações de saúdes que pautam o que deve acontecer em momentos específicos da primeira infância2
Para ajudar os pais e familiares neste processo , a campanha O Raro Também Pode Acontecer criou a série “Histórias para se viver”. Reunimos contos fantásticos que, de forma lúdica e divertida, atentam para alguns dos principais marcos no desenvolvimento dos pequenos. Em “A Violoncelista no trem”, conhecemos Sara, que junto do estímulo da música está aprendendo a sentar-se sem apoio. Embarque nessa viagem!
Para ter acesso ao flipbook A Violoncelista no trem, clique na imagem abaixo.
Sentar-se sem apoio é um dos marcos para verificar a evolução motora da criança, sendo que ela deve alcançar essa habilidade por volta dos seis aos nove meses2. Para ajudar as famílias a observar esses movimentos, nós preparamos uma atividade sensorial, inspirada na cartilha informativa “Aprenda os sinais. Aja Cedo”, da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, que você pode conferir no vídeo abaixo².
Em caso de suspeita que algo não está dentro do esperado, não é certeza de que seja um problema, mas é importante conversar com seu pediatra ou neuropediatra. Aprender os sinais e agir cedo são ações essenciais para o diagnóstico precoce. O Raro Também Pode Acontecer, e seus instintos são grandes aliados para garantir o máximo de qualidade de vida para os pequenos.
Conheça os outros flipbooks da coleção ‘Histórias para se Viver’:
Referências Bibliográficas:
1. WHO. Windows of achievement for six gross motor milestones. Development. 2006;2006.
2. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). Aprenda os Sinais. Aja cedo. 2019. Disponível em: https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf. Último acesso em maio de 2020.
Esse conteúdo faz parte da campanha ‘O raro também pode acontecer’. Veja os artigos abaixo para conhecer mais sobre a campanha
Nos primeiros meses, bebês exploram e aprendem habilidades, chamadas de marcos motores, que quando não alcançados podem sinalizar doenças neurológicas como AME.
A movimentação do bebê reflete seu desenvolvimento: sentar, engatinhar e sustentar a cabeça compõem os marcos motores, indicando progresso¹.
Em nossa última história, entre na onda e descubra mais uma maneira de acompanhar os marcos motores do desenvolvimento durante a primeira infância