Histórias para se viver: A Violoncelista no Trem

Atualizado em 12 de agosto de 2020 |
Publicado originalmente em 12 de agosto de 2020

Arrume as malas e faça parte da banda do trem na história da vez. Aprenda como monitorar os marcos motores dos bebês por meio da música!

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ebês e crianças diariamente aumentam seu repertório de aprendizados. Acompanhar de perto esse desenvolvimento é importante para assegurar que estão atingindo as habilidades esperadas para cada faixa etária. Além disso, saber o que esperar nas fases é uma maneira de ligar o radar para possíveis dificuldades e doenças, principalmente neurológicas, como a rara Atrofia Muscular Espinhal (AME). Mas como fazer isso? 

Uma das maneiras de monitorar o desenvolvimento dos pequenos é com base nos marcos motores. São eles uma série de etapas fáceis de ser reconhecidas, como levar objetos à boca e conseguir rolar, estabelecidas pelas organizações de saúdes que pautam o que deve acontecer em momentos específicos da primeira infância2

Para ajudar os pais e familiares neste processo , a campanha O Raro Também Pode Acontecer criou a série “Histórias para se viver”. Reunimos contos fantásticos que, de forma lúdica e divertida, atentam para alguns dos principais marcos no desenvolvimento dos pequenos. Em “A Violoncelista no trem”, conhecemos Sara, que junto do estímulo da música está aprendendo a sentar-se sem apoio. Embarque nessa viagem! 

Para ter acesso ao flipbook A Violoncelista no trem, clique na imagem abaixo.
 


Sentar-se sem apoio é um dos marcos para verificar a evolução motora da criança, sendo que ela deve alcançar essa habilidade por volta dos seis aos nove meses2. Para ajudar as famílias a observar esses movimentos, nós preparamos uma atividade sensorial, inspirada na cartilha informativa “Aprenda os sinais. Aja Cedo”, da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, que você pode conferir no vídeo abaixo². 
 


Em caso de suspeita que algo não está dentro do esperado, não é certeza de que seja um problema, mas é importante conversar com seu pediatra ou neuropediatra. Aprender os sinais e agir cedo são ações essenciais para o diagnóstico precoce.  O Raro Também Pode Acontecer, e seus instintos são grandes aliados para garantir o máximo de qualidade de vida para os pequenos. 

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. A Surfista Voadora


Referências Bibliográficas:

1. WHO. Windows of achievement for six gross motor milestones. Development. 2006;2006.

2. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). Aprenda os Sinais. Aja cedo. 2019. Disponível em: https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf. Último acesso em maio de 2020.

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