Atualizado em 19 de maio de 2020 |
Publicado originalmente em 22 de novembro de 2019
Os primeiros meses de vida dos bebês são marcados por uma série de acontecimentos e aprendizados: se sentar, engatinhar, dar pequenos chutes, emitir sons, sorrir, entre muitos outros. Essas descobertas - os chamados marcos motores - fazem parte do desenvolvimento dos pequenos e ocorrem até os seis anos de idade, acontecendo dentro de períodos esperados.
Caso note que eles não estão progredindo como deveriam ou que houve alguma regressão, busque ajuda médica! A falta ou a perda de um ou mais marcos motores podem ser um alerta para possíveis problemas de saúde, principalmente neuromusculares. Entre eles está a Atrofia Muscular Espinhal (AME), que, embora seja rara, pode se manifestar de diversas formas e a afetar as capacidades neuromotoras e respiratórias de crianças e adultos, em diferentes níveis.
Ainda assim, identificar um dos sintomas não significa que o seu filho ou filha tem AME principalmente porque cada criança tem o seu tempo individual de desenvolvimento. A confirmação só pode vir de um especialista! E lembre-se de, quanto mais cedo a AME é diagnosticada, mais chances o paciente e a família têm de ter uma vida cheia de aprendizados e de possibilidades.
Quando se trata do desenvolvimento do seu bebê, o quanto antes ações forem tomadas, melhor e, para isso, o diagnóstico precoce é crucial. Então, se suspeita de algo estranho, não espere para dar voz às suas preocupações e ouça seus instintos: o que separa o incomum do impossível é que o primeiro existe, o raro também pode acontecer.
A lista de verificação abaixo serve para te ajudar a monitorar os sinais da AME. Imprima, preencha e leve para a próxima consulta ao pediatra para discutir o que observou nos pequenos.
Fique atento aos sinais da AME
Acompanhe o desenvolvimento do seu bebê e não deixe de conversar com um médico caso ele apresente os sintomas abaixo3. Marque tudo o que se aplica ao seu filho ou filha:
Não consegue segurar objetos
Não responde aos sons ambientes
Não sorri ou emite sons agudos
Não leva as mãos à boca
Tem dificuldade para empurrar as pernas
Não consegue se sentar mesmo com ajuda
Não consegue manter a cabeça erguida quando está deitado de bruços
Não move a cabeça de um lado para o outro quando está deitado de bruços
O corpo parece molinho, como o de uma boneca de pano
O corpo parece muito duro, como se os músculos estivessem contraídos
Tem dificuldade para engolir alimentos
Tem tosse ou dificuldade para respirar após as alimentações
Para mais informações, acesse juntospelaame.com.br/rarotambempodecontecer
Referências Bibliográficas:
1. WHO. Windows of achievement for six gross motor milestones. Development. 2006;2006.
2. Lunn MR, Wang CH. Spinal muscular atrophy. Lancet. 2008;371(9630):2120–33.
3. Cure SMA. Smart moves: does your baby show signs of a motor delay?
4. Early diagnosis and early treatment are key. Disponível em https://www.curesma.org/wp-content/uploads/2019/10/7-12_SMArtMoves_Checklist.pdf.
Esse conteúdo faz parte da campanha ‘O raro também pode acontecer’. Veja os artigos abaixo para conhecer mais sobre a campanha
Alguns bebês chegam com pouca resistência muscular, mostrando-se mais "molinhos". Com o tempo, podem não atingir marcos motores esperados.
Você conhece marcos de desenvolvimento? As brincadeiras, aprendizado, fala e movimento dos pequenos revelam aspectos cruciais de seu crescimento.
A movimentação do bebê reflete seu desenvolvimento: sentar, engatinhar e sustentar a cabeça compõem os marcos motores, indicando progresso¹.